Pesquisar no Site

 
 
  ATENÇÃO!
Se você sofreu algum tipo de violência ou tem dúvidas a esclarecer a esse respeito,
entre em contato com o 180
- Central de Atendimento à Mulher - funciona 24 horas e a ligação é gratuita.
   




Notícias
Artistas expõem obras para saudar Dia da Paz
Publicada em 28-04-2011
Artistas expõem obras para saudar Dia da Paz
Criada: Quinta-feira, 31 de Março de 2011, arquiva em geral

Uma exposição de pintura, de Filomena Coquenão, e de esculturas em bronze, de Mpambukidi Nlunfidi, está patente desde ontem, em Luanda, no Salão Internacional de Exposição da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP).
A exposição, denominada “Angola, a Mulher e a Paz”, inaugurada em alusão ao Março Mulher e ao nono aniversário da Paz, que se comemora em 4 de Abril, encerra no dia 20. Os quadros expostos retratam a vivência do povo angolano e expressam o sentimento dos criadores em relação à mulher, à paz e ao país.
Filomena Coquenão disse, ao Jornal de Angola, que os quadros foram retirados das suas colecções antigas e recentes.
A maioria, afirmou, são feitos com base na técnica de acrílico sobre tela, “mas também há pinturas em azulejo e outras em papel de jornais e cartolina”.
Mpambukidi Nlunfidi preparou para a exposição esculturas produzidas no ano passado, também com mensagens sobre a mulher.
Intituladas “Mulher Angolana”, “Mulher Elegante”, “Mulher Sentada”, “Amor Verdadeiro”, “Família Feliz”, “Movimento de Desenvolvimento”, “O Segredo do Desenvolvimento”, “Comunicação” e “Expediente”, as peças do escultor Mpambukidi Nlunfidi revelam o olhar do artista em relação à emancipação da mulher angolana.
Filomena Coquenão é a criadora do programa “EDUC’ARTE” dirigido ao Centro de Formação de Estudo e Artes para Crianças, que apoia o ensino artístico no Complexo Escolar do Ensino Especial e no Centro de Oncologia de Luanda, e no estrangeiro. 
Nlunfídi, membro da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), venceu, em 1994, no Congo Brazzaville, o Prémio União Europeia, durante a quinta Bienal do Centro Internacional de Civilizações Bantu (Ciciba).
 
 Fonte:Angola 24 horas online

Fonte: Angola 24 horas online
 
 
 
Início